sábado, 18 de abril de 2009

Educação e etiqueta na repetidora

Ola pessoal!

Agora que temos uma repetidora pra falar, vamos conversar sobre alguns topicos que podem ser uteis a todos?

Isso nao é uma "bronca", nao é direcionado a ninguem nem é pra criar confusao. É pra gente discutir, aprender e progredir. Eu nao sou o dono da razao, so quero apresentar alguns pontos pra discussao com a turma, ok?

  • QRX significa "PARA TUDO AGORA". QRX nao é pedido de oportunidade. Nao é boa tarde, nem boa noite. Se alguem entra declinando QRX é porque quer falar alguma coisa IMEDIATAMENTE. O bom operador nem sequer pede indicativo, porque se alguem entra com QRX é porque tem algo a falar - nao importa se é radioamador ou nao (e é permitido o uso de radio EM EMERGENCIAS por quem nao é radioamador). Ou seja, se voce escuta QRX na QRG, o maximo que voce deve falar é "prossiga". Ponto final.
  • Educação é fundamental, mas sem esquecer as regras. Nao se chega na QRG falando "boa tarde". Nao se chega na QRG falando "eu chego?". O radioamador educado e de boa pratica operacional espera a queda da repetidora (o tschhhhhh apos o bip) e brevemente anuncia seu indicativo. Assim todos na QRG sabem quem está chegando, e os cumprimentos de praxe ficam pra quando lhe é passado o cambio. Isso nao é apenas boa pratica operacional, sao as regras da norma do serviço de radioamador.
  • Repetidora nao é um direito seu. Tambem nao é algo que de repente "pooff" e aparece no alto de um morro. As pessoas que mantem uma repetidora - mesmo que voce nao goste delas - merecem o seu respeito e a sua contribuição - seja pessoal e/ou financeira. Trate a rapaziada com o merecido respeito e carinho. Voce pode até nao gostar de algum detalhe (eu por exemplo, sou contra o ecolink) mas se voce nao gostou há outras repetidoras. E se nao houver, monte a sua. Custa baratinho, né?
  • Adentrar uma repetidora é como adentrar a casa de uma pessoa. É mister que o devido respeito e educação se façam SEMPRE presentes. Fui forçado outro dia a dar um pitaco num radioamador bem mais velho que eu pela sua postura deselegante e mal-educada na repetidora. É tao desagradavel pra ele, quanto pra mim esse tipo de "lembrança". Entao, lembre-se que ao falar no radio, sua voz está entrando na casa de dezenas, talvez centenas de pessoas. Nao fale no radio aquilo que voce nao gostaria que sua filhinha de 6 anos ouvisse. Isso deveria ser OBVIO, mas temos todo o tipo de pessoas ao nosso redor, e nem todas pensam assim.
  • Ficar "bipando" a repetidora nao faz mal algum. Nao estraga a repetidora (ela é feita pra isso mesmo) e a energia que gasta é praticametne a mesma. Mas pense, repetidora é pra falar, pra conversar, pra fazer amigos. Perca a "vergonha" e fale! Todos que deixam o radio ligado é porque querem se comunicar, entao use a comunicação!
  • Fale o NECESSARIO. Todo radioamador aprecia um bom papo e a repetidora ta ai pra isso - FALAR. Mas nao fique enrolando pra nao largar o cambio. Cessou o assunto? Precisa pensar? Esqueceu o que ia falar? Solte o cambio, deixe outra pessoa falar. Nao enrole que é chato!
  • Cuidado com as brincadeiras. Todos apreciam uma boa brincadeira. Mas lembrem-se que agora nao é mais a "turma do lixao" onde todos moram a 500 metros um do outro. As vezes uma brincadeira aparentemente inocente pode ofender a alguem. Pegue leve.
No mais, vamos aproveitar mais essa conquista do radioamadorismo capixaba, que é a 146610!

2 comentários: