sexta-feira, 17 de abril de 2009

E como era o RTTY antes do computador?!

Alguem sabe o porque do nome RTTY? RTTY significa RadioTeleTYpe, ou seja, Radio teletipo. Seria isso um telex?

Não, não era Telex... o telex foi uma upgrade do processo. Esse que descreví era um teletipo parecido com o modelo 33, fabricado em 1960, porém o 33 é muito mais moderno já usa fita multiperfurada e até lê cartãozinho perfurado. Esse antigo que acredito ser o modelo 28, foi a minha primeira impressora usada no Color Computer. Aquele nosso clube de microcomputadores que escreví alguns emails atrás, conseguimos comprar uns 15 desses teletipos da Copel (Curitiba) que estava encostado como ferro velho, porém bem conservado, ha muitos anos num depósito da Copel no bairro do Atuba em Curitiba. O duro foi transportar, pois o teletipo era do tamanho, e peso, de uma máquina de lavar atual... foi uma experiência fascinante faze-lo funcionar como printer do TRS80, tive que entender tudo, debulhar, limar um dente numa daquelas barrinhas decodificadoras, para que ele fizesse "next line NL " (avançar o papel, que seria o hexa 0x0A) quando recebia "carriage return CR" (retornar o carro, hexa 0x0D), pois o CoCo não enviada NL ao final das linhas, enviava somente CR.

O sistema de impressão do 33 era um cilindro com os tipos, já o nosso era um bloco retangular com tipos móveis...

O sistema final de decodificação e drive da cabeça de impressão do 33

Para quem gosta, navegue pelas fotos (botões em baixo) e veja como a coisa era complicada, como era difícil obter um simples terminal de comunicação, hoje você tem milhares de vezes essa capacidade no celular... olha como o ser humano é capaz de fazer coisas necessárias, quando necessárias.

O que eu tinha era mais parecido com esse, não estou conseguindo encontrar na net.

Quase certeza que era o modelo 28, veja uma foto com o bloco retangular de tipos de impressão...

Sim, o sistema de impressão (martelo e bloco) me lembra perfeitamente, idêntico ao que eu tinha.

Ao desmontar tudo, aprendí um pouquinho mais sobre mecânica e sobre o que a eletrônica veio a simplificar as coisas... imaginei como era o computador mecânico / elétrico usado em 1939 pelos aliados na tentativa de decodificar as transmissões codificadas pela máquina Enigma alemã... existem algumas fotos na net... coisa de algumas salas de espaço físico, milhares de rotores, discos mecânicos, etc.

Foi após eu começar a imprimir muito papel que entendi que precisava de uma printer mais rápida... com tempo comprei uma matricial pequena, velha, com um magnéto queimado na cabeça. Hoje eu tenho impressoras rápidas Canon de 55 páginas por minuto, e gasto perto de 30 mil folhas por mes... no escritório... como será daqui ha 10 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário