domingo, 29 de março de 2009

Tutorial sobre navegação no sitio da ANATEL Serviço Radioamador.

Tutorial para navegação no sitio da ANATEL.
O tutorial é oferecido gratuitamente para ajudar os colegas menos familiarizados com o site da ANATEL segundo minha experiencia, portanto não se constituindo serviço prestado, não sendo obrigado a se responsabilizar por qualquer equivoco de sua parte em seu cadastro da ANATEL ou também se vendo na obrigatoriedade a prestar qualquer tipo de suporte.
Comentários e eventuais correções são bem vindas.

73, Marcio Volpato-PY1MV-Locator:GG97CO

Entre no endereço: http://www.anatel.gov.br
Depois que a página estiver carregada, a sua esquerda na tela irá aparecer diversas opções;
"Click" em comunicação via rádio, logo após ira abrir um "sub menu" com diversas opções;
"Click" em radioamador, irá aparecer formulário para requerimento do serviço de radioamador( deverá ser preenchido após realização de teste para referida classe e aprovação) dentro outros documentos relativos ao exercio do radioamadorismo.
Ainda nesta página você encontrará atalhos para a página:


Procedimentos para obtenção do Certificado de Operador de Estações de Radioamador:
http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/radioamador/procedimento_obtencao_coer.pdf?numeroPublicacao=139262&assuntoPublicacao=Procedimentos%20de%20Testes%20de%20Comprova%E7%E3o%20de%20Ca%20Pa%20Cidade&caminhoRel=null

Sistema de Emissão de Certificado de Radioperador (SEC):
https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=435&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Fsec%2FDefault%2Easp%3F&Aviso=1

Para ter acesso ao conteúdo desta página é necessário ser cadastrado, para isso basta inserir seu CPF e criar uma senha, logo após isso você terá acesso.
Então logo após a realização do "login" na página aparecerão a sua esquerda na tela várias opções:

ATALHO PARA BOLETO: Onde mais uma vez você terá que cadastrar seu CPF caso não seja cadastrado. Leias as instruções e "click" em confirmar.A senha pode ser a mesma para todo o sistema ANATEL.
Logo após "login" aparecerão os "sub menus":
Nada consta: Exibe algo como se fosse uma certidão negativa de débitos com a ANATEL na presente data de emissão da certidão.
Boleto: Exibe boletos referentes a dividas ativas perante a ANATEL, seja do serviço de radioamador ou faixa cidadão.

ATALHO PARA SCRA ( Serviço de Controle do Serviço de Radioamador):Onde mais uma vez você terá que cadastrar seu CPF caso não seja cadastrado. Leia as instruções e "click"em confirmar.A senha pode ser a mesma para todo o sistema ANATEL.
Logo após "login" aparecerão os "sub menus" :


Consulta=>Estação: Onde você poderá consultar mediante preenchimento de formulário uma(s) estação(ões) vinculadas a um CPF, CNPJ, Indicativo, Razão Social e ou Unidade da Federação. Após isso "click" em confirmar.

Formulário imprimir: Onde você poderá inserir seu CPF, Fistel e ou Indicativo. Após isso "click"em confirmar.
Aparecerá uma tela com seus dados, onde você poderá fazer as devidas atualizações, quase todas são possíveis, algumas não , eu não sei o porque.
Leia as instruções e "click" em confirmar.

Indicativo=>consulta: Pode ser por faixa, onde você terá que entrar com os dados de Unidade da Feração, Tipo de indicativo, Categoria e ou Ilhas Oceânicas. Após isso "click" em confirmar.
Nesta consulta você terá a informação se o indicativo correspondente a classe esta disponivel para a utilização.

Indicativo=>Consultar lista de indicativos (vagos/ocupados):Você entrará com os mesmos dados da consulta acima e escolherá a opção de vagos ou ocupados e "click" em confirmar. Segundo sua escolha você visualisará indicativos vagos e ocupados segundo Unidade da Federação, Categoria, Classe e ou Ilhas Oceânicas.

Licença=>Imprimir: Onde você poderá imprimir a licença de funcionamento de sua estação.Importante ter o componente de impressão instalado em seu computador.

Licença=>Prorrogar: A validade da licença é de 10 anos, caso haja necessidade de prorrogação da licença de sua estação, basta entrar com CPF, Indicativo e ou Fistel para sabermos se existe licença(s) vinculadas aos dados fornecidos a vencer. Leia as instruções e "click" em confirmar. Caso haja alguma pendência será informado pelo sistema.

Licença=> Segunda Via: Basta entrar com CPF, Indicativo e ou Fistel para ser exibido a(s) licenças vinculadas aos dados fornecidos. Leia as instruções e "click" em confirmar. Importante ter o componente de impressão instalado em seu computador. Depois é só imprimir a(s) licença(s).

Relatórios=>Estações Repetidoras: Lista todas as repetidoras de uma Unidade da Federação (Estado). Basta inserir o UF e "click"em confirmar.

Serviço=>Alterar:Você entra com seu CPF ou Fistel e reliza auteração de seus dados cadastrais, como telefone, endereço de correspondencia.
Leia as instruções e "click" em confirmar.

Serviço=>Incluir: Insira seu CPF e "click" em confirmar, como já sou cadastrado, eu recebi a mensagem "usuário já cadastrado no serviço".

Serviço=>Prorrogar radio Frequencia: Entrei com meu CPF, e recebi a mensagem que não é possível prorrogar radio frequência... Infelizmente essa eu fico devendo.

Sair do Sistema: "Click" para fazer o "logoff" saindo do sistema.

2 comentários:

  1. Caramba!!!
    Salvou minha licença. Precisava prorrogar a licença e não conseguia encontrar o local no site da Anatel. É muito confuso!!!
    Obrigado pelo serviço prestado.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. vc só não ensinou a instalar o componente de impressão

    ResponderExcluir