quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Seção Recordar é Viver

Brasileiro Dilmar Rangel da Silva parte para missão delicada na Estação Espacial Internacional 



Longe dos holofotes da grande imprensa, descobrimos a secreta missão da qual participará o técnico brasileiro Dilmar Rangel da Silva que buscará o salvamento da ISS, seus tripulantes e toda a pesquisa desenvolvida pelas agências espaciais norte-americana, russa, européia e japonesa.




A mais alta tecnologia destas agências não foi capaz de contornar um problema desencadeado após a instalação dos últimos painéis solares na ISS. A falha consiste numa pane elétrica nos computadores russos que controlam os giroscópios (equipamentos que ajustam a altitude da ISS) e a produção de oxigênio para a estação. O que colocou todos os tripulantes em alerta máximo e um plano de evacuação imediata foi montado.

A vasta experiência prática de Dilmar Rangel da Silva foi fator determinante para o consórcio das agências espaciais tomar a decisão de enviá-lo para a missão de resgate dos tripulantes da ISS e conserto dos equipamentos defeituosos.

Não é uma operação simples. Dilmar seguirá para Baikonur no Cazaquistão neste dia 18 e partirá num foguete Soyuz-TMA-5 rumo à Estação Espacial Internacional. A viagem será feita manualmente pois os cálculos não puderam ser feitos dada a complexidade da trajetória da Estação e a limitação dos computadores da ROSCOSMOS, agência espacial Russa.

Dilmar fará o acoplamento junto à ISS e a rendição dos 10 assustados tripulantes que retornarão com o ônibus espacial Atlantis - até então o único meio de correção da trajetória da ISS por meio de seus foguetes.

Ele ficará à deriva no espaço sideral numa órbita de impacto com a atmosfera terrestre o que levaria à destruição a Estação sendo fatal para o brasileiro.





A alternativa encontrada pelo técnico de Campos - RJ em cálculos precisos e ensaios já realizados no Centro Tecnológico de Vila Velha foi a de fazer a ISS assumir uma órbita elíptica fazendo com que ela se afaste cada vez mais da Terra até o ponto que, após sanado o problema causado pelos astronautas, consiga trazer novamente a estação para sua órbita normal a 300 Km de altitude.


Trata-se de uma missão muito difícil e delicada. O risco de novas panes na ISS é algo muito presente. Todos os comandos serão manuais e não contarão com o auxílio de computadores. Pode-se dizer que esta é uma missão praticamente suicida, mas para o técnico e radioamador Dilmar Rangel da Silva apenas uma aventura de alguns meses.

Boa sorte Dilmar! Acreditamos em você!

Postado por PU1ARE às 19:45 0 comentários

16 de junho de 2007


O Mundo se Rende à Experiência e à Tecnologia Brasileira do CTVV-ES

Para a crítica jornalística internacional, bem como para a ONU e a NASA, a missão de emergência comandada pelo técnico Dilmar Rangel da Silva, membro do CTVV-ES promete ser um sucesso, considerando-se os primeiros resultados positivos já informados pela tripulação da estação espacial ISS que está à deriva e sem qualquer tipo e acesso de controle por parte dos pilotos.

A ida imediata ao espaço da equipe brasileira da CTVV-ES, atendendo aos apelos dramáticos dos governos dos Estados Unidos e da Rússia, está sendo, portanto, considerada como um ato de bravura, determinação e profundo conhecimento técnico de toda a equipe do comandante Dilmar que, mais uma vez pôde representar o Brasil e, em particular, projetar o desenvolvimento tecnógico do estado do Espírito Santo junto ao mundo.

A expectativa do governo brasileiro junto à NASA e aos demais membros da ONU está relacionada principalmente com o investimento feito no CTVV-ES de 145 milhões de dólares durante os 3 últimos anos, quando foram colocados em prática os projetos de criações tecnológicas nas áreas de telecomunicações e biotecnologia, que eram a prioridade prioridades de toda a equipe técnica capixaba desde então.

Para tanto, o comandante Dilmar seguiu na missão levando consigo novas tecnologias desenvolvidas por ele e sua equipe como, por exemplo, os recém desenvolvidos microchips utilizando supercondutores baseados em nanoteconologia, que serão utilizados em um equipamento por ele chamado "Bio-Manager" (Gerencioador Biológico) que é capaz de extrair oxigênio das partícula dos gases letais lançados no espaço pelos asteróides e pelo efeito do superaquecimento de alguns planetas como Marte.

Tal informação foi revelada à mídia quando um repórter russo perguntou ao comandante Dilmar o motivo pelo qual ele levava para a missão apenas uma mochila nas costas, um HT da marca Yaesu e uma sacola plástica de um supermercado da região conhecida como "Grande Vitória" contendo um volume inicialmente desconhecido. Sua resposta foi: "na sacola levo algumas frutas que aprecio muito, encontradas na região de Campos-RJ, o HT é para comunicação com os meus amigos radioamadores de minha cidade natal e vizinhança, e na mochila levo umas ferramentas para os reparos na estação ISS e a minha roupa para permanência no espaço, desenvolvida utilizando um tipo de "pele artificial" semelhante à do peixe chamado "lambari", encontrado em alguns rios brasileiros".

Continuando sua resposta, Dilmar explicou que ao vestir a "pele artificial", a função do Bio-Manager quando em contato com essa roupa por meio de um cinto, feito per ele mesmo com couro de cabrito, é de proporcionar a passagem e a distribuição por todo o corpo do oxigênio coletado, dispensando a utilização de máscaras ou garrafas de oxigênio acopladas". Implicitamente, observou-se que mesmo ainda não divulgada oficialmente, a equipe técnica coordenada pelo técnico Dilmar Rangel da Silva já desenvolveu um sistema de respiração cutânea utilizado por alguns animais.

Todos acreditam que sua permanência no espaço será um tanto longa, diante de seu comentário já a bordo da estação ISS quando disse que os tripulantes já haviam feito "muita besteira na estação e que pra palitar circuitos eletrônicos tem que utilizar ferramentas adequadas", ou seja, não utilizaram qualquer tipo de manual ou técnica especializada para manutenção eletrônica.

Acredita-se que logo em breve novas notícias chegarão ao conhecimento da NASA e dos governos basileiro, norte-americano e russo, pois o técnico Dilmar informou insistentemente que seriam desligados todos os recursos de transmissão de dados e de comunicações da estação por alguns dias para que ele pudesse fazer o teste de comunicação em seu HT sem se submeter às interferências eletrostáticas da ISS. Nesse sentido, o mundo aguarda novas notícias.

Postado por Calil - PP1LC às 03:00 1 comentários

Terça-feira, 19 de Junho de 2007


Técnico Brasileiro Considerado Herói Mundial







A despeito dos incrédulos o técnico brasileiro e radioamador Dilmar Rangel da Silva foi ovacionado e recebido em solo no Cazaquistão, nos arredores de Baikonur no início desta noite (tarde em Brasília) como herói mundial ante o êxito alcançado em sua missão após suave aterrissagem.











Em atividade nunca antes treinada ou testada o técnico estabeleceu uma ponte elétrica entre os novos painéis solares e os computadores que controlam a altitude e a produção de oxigênio da ISS após uma falha grotesca da tripulação da Estação que já havia planejado sua evacuação imediata diante do caos.



Sua enorme habilidade prática e peculiar metodologia em regulagens, "set ups" e palitagens diversos foram imprescindíveis para a execução de seus planos de resgate elaborados ainda em solo brasileiro no Centro Tecnológico de Vila Velha - CTVV. Agora, o brasileiro passa a ser mundialmente reconhecido por seus talentos técnicos.






Mesmo com uma previsão crítica da necessidade de Dilmar redirecionar a ISS para fora da órbita da Terra, o que acarretaria numa jornada de vários meses, o técnico brasileiro conseguiu estabilizar uma ponte elétrica e reabilitou os sistemas de controle de altitude e produção de oxigênio da estação em tão pouco tempo que o mesmo conseguiu retornar num cargueiro Progress-M1 horas após a partida da assustada tripulação do ônibus espacial Atlantis. Em breve uma nova missão tripulada estará disponível para assumir o comando da Estação.




Ainda a bordo da ISS o técnico brasileiro concedeu uma coletiva aos jornalistas e controladores da missão em Baikonur. Sua frase final resumiu o sentimento de satisfação pelo serviço que executou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Terra. Estou pronto! Digam ao povo que volto".


O ônibus espacial Atlantis so deverá pousar nesta sexta-feira à tarde por motivo de mau tempo no estado da Flórida-EUA. Dilmar, ao contrário, mesmo pilotando manualmente o cargueiro Progress (o computador de bordo foi utilizado na ISS) teve um pouso tranquilo neste início de verão na base espacial no Cazaquistão. 

Tecnologia não é nada. Experiência é tudo!




Parabéns, Dilmar! Nós gostamos de você!

Postado por PU1ARE às 11:55 1 comentários

Quarta-feira, 20 de Junho de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário