domingo, 16 de novembro de 2008

Um pouco de historia: Porque eu so vim operar HF com 34 anos de idade :o) (parte 2)


Essa é a segunda parte da historia. Agora eu to alguns meses mais velho...

Deixa eu fazer um café que essa parte é longa.

Pronto, café com leite. Eu nao me lembrava o quanto café-com-leite era gostoso. Vamos lá.

La pros meus 16, 17 anos, eu era figurinha conhecida nos BBS do rio. Fiz excelentes amizades. Como eu era (e ainda sou, mas ja fui muito pior) um duro, era bastante comum o pessoal mais abastado me dar um monte de tralha velha (e muito util), ou entao me vender as coisas por um preço camarada. Assim aconteceu com meus FT-101.

Tinha um cara que eu nao vou citar o nome, pra poder contar as partes mais engraçadas da historia. Esse cara estava de mudança pra outro país, por causa do seu trabalho. Ai ele me ligou e falou que tinha um caminhao de troço velho pra me dar - Muitos livros, componentes eletronicos, algumas ferramentas e - pasme - um commodore 64 com drive, impressora e um monte de coisas. Mandou eu passar la e pegar.

Peguei um "bonde" com o Arthur Sapao, e la fui eu. Cheguei na casa dele, tinha dois exemplares de puro desejo: Um FT-101 puro e um FT-101E. Os dois **impecavelmente novos**. Eu fiquei babando que nem criança né? mas ele falou que aqueles ali ele levaria com ele. Eu acho até que argumentei em relacao da dificuldade de importar um desses - na epoca a maldita ditadura ainda nao deixava importar nada - e comprar um novo la fora. Ele disse que estava cheio de filtros, placas e modificacoes da Fox Tango, entao nao valeria a pena. Tudo bem, fui embora. Foi la na casa dele que conheci os saquinhos com fechos "zip", e eu nunca tinha visto aquilo. Ganhei muitas peças nesses saquinhos e achei INTERESSANTISSIMO aqueles sacos miudos com um fecho tao caro. Ele me falou que comprou aquilo nas lojas de drogas de amsterdam.

- "Ah, Drugstore!", o rapaz que estava todo orgulhoso de estar aprendendo um ingles britanico
- "Nao, Headstore, de cabeça, sacou?" É que a maconha que a gente compra la vem nesses saquinhos, pra proteger contra umidade, e tal

Eu olhei pra cara do Arthur, ele olhou pra minha cara, a gente fez aquela cara de "Melhor nao comentar" e continuamos a recolher a bagulhada. Deu pra encher a mala E o banco traseiro do chevetinho dele. Demorou muito tempo pra catalogar aqueles montes de presentes. E fiquei muito grato ao dito individuo.

Passou um ano e o caro amigo voltou ao Brasil. Ai ele me ligou de novo..."Alexandre, lembra daqueles radios? Pois é, eu nao levei e ficou ai na casa do meu pai. Quer comprar? Radios, livros, manuais, valvulas reserva, componentes...200 dolares tudo.

Perai...Uma explicacao: Um FT-101 valia de 600 a 1000 dolares. Eram dois 101 NOVOS. Mais pra 1000 dolares que pra 600. Eu nao tinha a mais remota condição de comprar um FT-101. QUANTO MAIS DOIS! :D Eu lembro que eu vendi ate as cuecas - barato - pra levantar os 200 dolares e pegar os dois radios. Fui la na Tijuca buscar, voltei com duas preciosidades, uma renca de boletins impressos do Fox-Tango e um monte de valvulas 6146 e 12algumacoisa7.

Porem, na epoca, o radioamadorismo nao era mais minha grande prioridade. Como eu tinha antena de PX, e o 101 tinha 11 metros, eu usei mais em 11 metros do que qualquer outra coisa. Acho que eu **nunca** sequer parei pra ouvir 80 metros. Fiquei uns 2 ou 3 anos com esses radios. Passei metade para uma ex-namorada (como pagamento de uma divida) e a outra metade (um FT-101E com valvulas reserva e peças) pro Efirex, vulgo Ronald Anchite Guedes. Me arrependo **AMARGAMENTE** hoje em dia de ter me desfeito desses radios. Mas...nem sempre a gente acerta o que faz na vida, nao é? :)

Um comentário:

  1. VULGO??? ehuehuehuehuehueh Saudade deste Radio sabia!!! Grande Abraço mano veio!!!

    ResponderExcluir