domingo, 16 de novembro de 2008

Um pouco de historia: Porque eu so vim operar HF com 34 anos de idade :o)


Meu primeiro radio de HF, aos 15 anos, foi um Swan 350 :o) E como tudo, ele tem historia. :oD

Eu fiz negocio nesse radio com um colega radioamador da feirinha do PX. Eu me lembro que ele queria coisa de 200, 300 dolares nisso. Eu tinha quase todo o dinheiro, fiz uma contra-oferta e fiquei no aguardo. Ele pediu que eu ligasse no sabado seguinte, em torno de 3 da tarde.

No outro sabado, eu estava na casa da menina que eu namorava, la em guadalupe (RJ). Quando sai notei que a policia estava atras de um vagabundo dando cavalo de pau com um chevetinho, mas simplesmente ignorei. Sabe como é esses lugares "dominados" nao é? Voce olha, sabe que tem problema, mas é melhor fazer vista grossa. Nao é problema seu. E a vida passa...

Fui ao orelhao ligar pro tal radioamador, e ele aceitou minha proposta. Voltei pra casa da namorada super feliz - afinal, nao era um FT-101 mas era um Swan 350. Alias, mais uma da minha memoria: Nao lembro se era o 300 ou 0 350. Eu vi um 300 hoje la no Fardini, acho que era o 350. Nao sei. Mas o que importa é que eu finalmente teria um radio de HF - Potente pra caramba, valvulado e tal. La fui eu todo feliz pra casa da menina.

Quando eu chego quase no portao dela, uma viatura da aquela freiada ao meu lado e me saltam dois policiais com um trabuco desse tamanho na mao "POLICIA! TA PRESO, VAGABUNDO!". Como meu pai era policial, me ensinou bem o que o policial pensa nessa hora e a reação correta: MAO NA CABEÇA E NENHUMA REAÇÃO BRUSCA. Fiz o ensinado e, ato continuo, uma vizinha gritou "NAO E ELE NAO, O CARA FOI PRA LA!" e os policiais - graças a Deus - voltaram pra viatura resmungando: "Tambem, o povo nao ajuda a policia...". UFA! Entrei com o coração na mao na casa da namorada e voltei de taxi pra casa aquele dia.

No dia seguinte, fui pegar meu radio. Peguei, testei, botei no carro e levei. Tava todo feliz :D Antes de coloca-lo pra funcionar em casa - eu nem tinha antena!!! - Eu tomei a mais errada das decisoes: "Vou tirar as valvulas e levar na radio Interplanetario pra testa-las". Hum...Ok. Tirei as TROCENTAS valvulas de dentro do radio, levei na RI, testei...tavam todas boas. Voltei todo feliz pra casa pra coloca-las no lugar.

Mas tinha um pequeno probleminha...

Cade a ultima valvula?!

Na afobação de retirar as valvulas, eu nao notei que tinha um soquete vazio no radio. Ou que tinha perdido uma valvula. Alias, eu nao sabia quantas valvulas o radio tinha colocado, entao como saber se faltava alguma???

Fiquei 3 meses com o radio e nao consegui solucao. Vendi o radio por uma mixaria, com as valvulas fora dos soquetes. E mais uma vez nao consegui falar em HF... :o(

(e tem mais, vai ter a parte 2! :D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário