segunda-feira, 11 de agosto de 2008

E a discussão está aberta

PF apreende equipamentos de radioamadores que interferiam na comunicação de trens

09/08/2008 |


Sabrina Craide
Agência Brasil

Brasília - Cerca de 20 equipamentos de radioamador foram apreendidos hoje (8) no município de Ourinhos (SP) pela Polícia Federal durante a Operação Linha Cruzada, que identificou a interferência na comunicação do sistema ferroviário local.

Segundo o delegado responsável pela operação, José Navas Jr., ninguém foi preso, porque não houve flagrante. “No momento que souberam da realização da operação, as rádios se comunicaram e todas se calaram”, explicou. Ele disse que a partir da próxima segunda-feira (11) as pessoas que tiveram equipamentos apreendidos serão ouvidas e, posteriormente, terão suas vozes analisadas pela perícia.

Gravações da Polícia Federal mostraram a interferência de radioamadores na operação de deslocamento dos trens e vagões que cruzam a área urbana da cidade de Ourinhos, prejudicando a comunicação entre os trens e a estação de controle. Pelo local, passam diariamente vagões com quase 500 mil litros de álcool combustível e outros 250 mil litros de materiais inflamáveis.

Segundo a PF, os infratores poderão responder pelo crime de operação ilegal de sistema de telecomunicação, com pena máxima de quatro anos, e pelo impedimento ou perturbação de serviço da estrada de ferro, com pena máxima de 12 anos, em caso de ocorrência de desastre.

As investigações contaram com a participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da equipe de segurança da empresa América Latina Logística (ALL).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

INTERNET, PF apreende equipamentos de radioamadores que interferiam na comunicação de trens in http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=273426, capturado em 11 de agosto de 2008.

------------------------------------------------------------------------------------------------

PF faz operação contra rádios piratas em Ourinhos

Equipamentos utilizados atrapalham a comunicação entre trens.
Durante três meses, polícia monitorou conversas e chegou a rádios.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tem

Agentes da Polícia Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram nesta sexta-feira (8) uma operação em Ourinhos, a 318 km de São Paulo, para apreender equipamentos utilizados para atrapalhar a comunicação entre trens.

Uma denúncia feita por funcionários de uma concessionária dizia que rádios piratas estariam interferindo no sistema de comunicação que orienta o deslocamento dos trens, o que pode provocar acidentes.

Durante três meses, a Polícia Federal monitorou as conversas e localizou os equipamentos em três casas em Ourinhos, na chamada Operação Linha Cruzada. O material foi levado para perícia na sede da Polícia Federal em Marília, a 435 km de São Paulo. Pelas ferrovias de Ourinhos passam diariamente carregamentos de álcool combustível e outros materiais inflamáveis

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

INTERNET, PF faz operação contra rádios piratas em Ourinhos in http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL717009-5605,00.html, capturado em 11 de agosto de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário