sexta-feira, 20 de março de 2009

JUNTA DE CABEÇOTE QUEIMADA


Em casos drásticos de superaquecimento, o componente a dar o primeiro sinal de desgaste e também o primeiro a perder sua função é a junta do cabeçote, que trabalha como vedação entre bloco e cabeçote, e separa cilindros de galerias d água e passagens de óleo. Quando ela “queima" – algumas vezes ela só se deforma, mas já perde eficiência rapidamente –, o motor perde compressão, e pode passar a misturar água e óleo, jogando um desses fluidos (ou mesmo os dois) dentro das câmaras de combustão. A perda de rendimento é muito nítida, mesmo em baixas rotações, além do escape dar a “bandeira” que o motor está queimando óleo. O rendimento ficará fraco demais, e o melhor nesse caso é simplesmente parar e chamar um guincho. A solução é a troca da junta e a verificação do cabeçote, pois ele pode ter empenado. Aproveitando a oficina forçada, verifique todo o sistema de arrefecimento do motor.


Um comentário:

  1. Tenho um ford ka, faz 3 meses que fiz o motor e derrepente ele teve superaquecimento e queimou a junta do cabeçote; não entendi muito o que tinha acontecido! voltou para a oficina vai ter que abrir para ver se não danificou mais alguma peça. E brabo tudo certo e derrepente mais coisas acontece.
    Esta junta ou algo que vinha acontecendo quando tirei da oficina um barulho como teque-teque acho que a junta não estava muito compativel.Pelo o que tenho lido se danificou pelo qualidade ruim que foi colocada. Li que tem outras mais resistentes.

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