quinta-feira, 19 de março de 2009

BOLINHA DÁ CADEIA!

Comunicação ilegal
Homem é preso por fabricação de aparelhos para interceptar satélites americanos
A prisão foi durante a "Operação Satélite" da Polícia Federal, que cumpre 20 mandados de busca e apreensão em seis estados do país

Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta quarta-feira, em Unaí, na Região Noroeste de Minas, suspeito de fabricar aparelhos interceptores para captação de sinais de satélites militares americanos. A prisão foi em decorrência da "Operação Satélite", deflagrada hoje pela Polícia Federal (PF) em seis estados do país, incluindo Minas. A ação tem como objetivo interromper o uso ilícito dos satélites dos EUA em território brasileiro.

Em Minas, mais de 30 homens cumpriram dez mandados de busca e apreensão nos municípios de Caratinga, Governador Valadares e Ubaporanga, todas no Vale do Rio Doce, e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Também estão sendo cumpridos 10 mandados em Goiânia (GO), Barra do Garça (MT), Palmas e Araguaina (TO) e São José (SC).

Segundo a PF, a investigação contou com a participação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que repassou informações sobre as coordenadas geográficas dos pontos indicados pelo Departamento de Defesa Americana. O órgão norte-americano controla os satélites FLEETSAT-8 e UFO. Ainda conforme a PF, o sistema utilizado ilegalmente é resultado da fabricação caseira de transceptores e antenas que trabalham na freqüência e direção dos satélites.

Os infratores identificados respondem pelo crime inscrito no artigo 183 da Lei 9472/97, a Lei Geral das Telecomunicações, que trata das penalidades para quem desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação. Os criminosos estarão sujeitos a penas que variam de dois a quatro anos de detenção, além de multa de R$ 10 mil.

Não esqueçam de assistir o vídeo no link abaixo!!!



Fonte: www.uai.com.br

4 comentários:

  1. Que coisa bem feita... Só lamento que essa seriedade não se aplica às demais faixas e práticas ilegais que acontecem.

    ResponderExcluir
  2. Renan: Como você está bem à parte do assunto das comunicações legais de radioamadores via satélite, gostaria de sugerir que publicasse aqui pelo sobe cem, quais são os satelites que estão liberados para nosso uso, com as respectivas frequencias, para que possamos ter o devido cuidado, para que conciente ou inconcientemente, não venhamos a cometer algum tipo de crime. Este tipo de acontecimento, não deverá ser motivo, para que a comunidade dos radioamadores, venha a deixar de fazer suas comunicações via satelite, claro que respeitando os limites da legislação vigente e também o uso dos satélites voltados a nossa atividade. 73 Reinaldo PP1ER

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Reinaldo,

    Visite o site abaixo, tem bastante informação sobre operação com satelites.


    http://www.amsat.org/amsat-new/information/faqs/portegues/

    ResponderExcluir
  4. Veja tambem


    http://www.amsat.org/amsat-new/satellites/status.php

    ResponderExcluir