sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Exército resgata 100 pessoas ilhadas em Vila Velha

Exército resgata 100 pessoas ilhadas em Vila Velha


Folha Vitória 

Foto: Reprodução TV Vitória 
E a chuva não pára no Estado. Vila Velha, município que decretou situação de emergência na última segunda-feira (24), não consegue se livrar dos alagamentos que estão cada vez maiores. Nesta quinta-feira (27), soldados do 38º Batalhão de Infantaria (BI) enfrentaram as inundações para resgatar vítimas que estão isoladas nas casas. As ocorrências, segundo a Defesa Civil municipal, não estão sendo contabilizadas devido à enormidade de registros. Na ação foram utilizados três caminhões e um jipe land rover, além de 15 militares. Até o fechamento desta matéria mais de 100 pessoas teriam sido resgatadas e encaminhadas para escolas do bairro Araçás.

Foto: Reprodução TV Vitória 
De acordo com o Capitão do Exército, Campos, caminhões que pesam em média cinco toneladas, estão resgatando as vítimas nos bairros Pontal das Garças, Darly Santos, Guaranhuns e Cobilândia. “Nossa ação está sendo, inicialmente, para resgatar as famílias e encaminhá-las às escolas que possuem algum tipo de infra-estrutura. Até o momento o ginásio do 38º BI não está sendo utilizado para abrigo, mas caso haja necessidade vamos disponibilizá-lo”, garantiu o capitão.

Foto: Reprodução TV Vitória 
A ação dos soldados é entrar nas residências e retirar as vítimas, independente da situação do local. A Defesa Civil informou que no início da noite desta quinta-feira algumas famílias relutaram para deixar as casas e foi necessário acionar a polícia.

Já no bairro Araçás, a situação também não é nada boa. Uma igreja cancelou os cultos devido a transbordamento de valão. Para o pastor Heliomar Henrique, no local é impossível diferenciar o que é rua e o que é valão. “Já presenciamos muitos alagamentos, mas igual a este nunca”, relatou.

Foto: Roberly Pereira 
A chuva no Estado 

O número de decretações de situações de emergência subiu para nove. Os municípios são Iconha, Vargem Alta, Baixo Guandu, Vila Velha, Domingos Martins, Marechal Floriano, Guarapari, Itapemirim e Pancas. Os eventos que mais demandam os serviços do Corpo de Bombeiros são os de casas danificadas, com 890 casos; deslizamentos, com 91; quedas de muros, com 35, e de árvores, com 225. Além disso, foram realizadas 76 vistorias em locais de risco, principalmente no município da Serra, com 70 vistorias.

Em todo o Espírito Santo há 1139 pessoas desalojadas, 238 desabrigadas e 55 residências notificadas por estarem em área de risco.  
  

Foto: Reprodução TV Vitória 
Os municípios mais atingidos pelas chuvas são Vila Velha com 375 casas danificadas; 700 desalojados e 25 desabrigados. Em Inconha, são sete mil pessoas afetadas com algum tipo de prejuízo provocado pelas chuvas e 400 Km de estradas danificadas, impedindo o escoamento da produção agrícola. Na Serra, são 40 desalojados e 128 desabrigados, e em Viana, 69 desalojados e 84 desabrigados. Há pessoas desabrigadas e desalojadas em 20 municípios capixabas.

O Corpo de Bombeiros Militar também já atendeu 277 ocorrências relacionadas diretamente com as chuvas somente na região da Grande Vitória. A corporação recomenda que ao sinal de qualquer rachadura na estrutura da residência e barulhos estranhos não tente salvar os pertences, deve-se dar prioridade a própria vida e dos familiares abandonando a residência danifica. 

Foto: Bruno Coelho 
Com o desdobramento do plano de enfrentamento às chuvas instalou-se um comando estratégico unificado na sede do Comando Geral, no quartel da Enseada, para o gerenciamento das ações emergenciais a população atingida pelas chuvas.

Já Cariacica foi instalado no pátio da prefeitura, por solicitação do município, o posto de comando móvel para prestar auxílio no atendimento às ocorrências emergenciais daquele município.

Foto: Reprodução TV Vitória 
Rodovia interditada

Durante toda quinta-feira o trânsito ficou lento, com muita lama no quilômetro 215, da BR-101 norte, em Ibiraçu. Os motoristas que passavam pela rodovia estavam indignados. Há cerca de dez dias as obras de recapeamento do asfalto tomam conta da pista. A situação já estava ruim, a chuva deixou o local, praticamente, inviável de trafegar. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), será necessária a interdição total do trecho, caso as chuvas continuem. Outro trecho que faz divisa com Espírito Santo e Bahia também ficou interditado.

Foto: Reprodução TV Vitória 
Aeroporto

O mal tempo atrasou mais uma vez os vôos de chegada e partida no Aeroporto de Vitória. Segundo a Infraero, 16 vôos atrasaram e dois foram cancelados devido à instabilidade climática. A maioria dos vôos atrasados tinham como origem e partida as cidades de São Paulo, Belo horizonte e Rio de Janeiro. 



Foto: Divulgação 
Como fica o tempo no Estado

O tempo permanece bastante instável em boa parte da Região Sudeste do país devido à atuação de um sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, que mantém as condições de chuva no Espírito Santo. Por isso, até este domingo (30) persiste o alerta para o Estado de que a chuva pode se intensificar e persistir. Segundo os modelos de previsão numérica de tempo, o total de chuva acumulado em cada intervalo de 24 horas pode superar os 60mm (a média de chuva para o mês varia de 180 a 240mm).

O Corpo de Bombeiros Militar recomenda que a população evite áreas de alagamentos e enchentes em regiões ribeirinhas; locais onde pode haver deslizamento de encostas; morros; e barreiras. Além disso, não é prudente ficar em pontos que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário