sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Alda Niemeyer, 88 anos, radioamadora de Santa Catarina.

Heroína da enchente de 83 em SC: este ano foi pior

Uma das heroínas da grande enchente de Blumenau em 1983, a radioamadora Alda Niemeyer, 88 anos, disse estar "apavorada" com os estragos que as chuvas causaram na cidade. Para ela, os efeitos da enchente deste ano foram muito piores. "A água parou a um quarteirão de minha casa. Mas nunca vi tanta destruição em minha vida", disse.Está sendo algo apavorante. Vi morros caindo, ambulância sendo levada pelas águas com pacientes dentro. Uma barbaridade. Blumenau foi abaixo com tanta água", afirmou. Oito pessoas morreram na enchente que ocorreu há 25 anos.

Alda ficou conhecida na cidade ao atuar como radioamadora na catástrofe de 83, quando o rio Itajaí Açu subiu 15 m do seu leito normal. Ela lançou um livro - SOS Enchente - narrando a luta para levar a comunicação às pessoas que enfrentavam as cheias naquele mês de agosto. "A cidade tinha 23 ilhas espalhadas pelos pontos mais altos", afirmou.
"Nossa única comunicação era através dos radioamadores, ligados às baterias dos carros, onde pedíamos socorro, mantimentos, informavámos sobre riscos de desabamentos e falávamos com as autoridades", falou.
Desta vez, Alda não conseguiu trabalhar com a estação de radioamador pois precisou cuidar de uma irmã de 87 anos, vítima de uma fratura na bacia. Seu equipamento foi emprestado para que as pessoas pudessem continuar a receber informações. "Não pude ajudar outras pessoas, mas meu equipamento foi bem utilizado", disse.
A residência onde Alda e sua irmã estavam não foi atingida pelas águas, mas a idosa lamentou o fato de estar sem energia elétrica e Internet. Segundo ela, o cenário em alguns bairros é de total destruição e os moradores ainda permanecem em pânico. "Estamos ainda tão apavorados com o que aconteceu com a nossa cidade", disse.
Apesar da tragédia, Alda Niemeyer espera que a cidade se recupere mais uma vez. Aos 88 anos, ela disse que está disposta a ajudar na reconstrução de Blumenau. "Sou idosa, uso bengala, mas a cabeça funciona muito bem", afirmou.
Direto de Florianópolis por Fabrício Escandiuzzi.
Candeias disse: parabens radioamadores brasileiros, que bom que ainda existem muitas Aldas em nosso meio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário