segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Para refletir

Pessoal, desculpe colocar isso no sobe cem, se o Renan quiser, depois move pro 146500.blogspot.com, ok? :o) Vamos la...

Primeiro de tudo, isso que eu vou escrever aqui nao é dirigido a NENHUM radioamador em especifico, seja do lixao, seja de outro lugar. É uma serie de coisas que eu considero interessantes para uma reflexao interna de todos nós. Ta entendido que eu nao to espezinhando ninguem? Ok, vamos la.

- Voce é radioamador? Sim, mas o QUANTO voce é radioamador?

- Voce conhece as nossas leis? Se conhece, porque fala tanta besteira? Porque voce ACHA que conhece as leis, mas dificilmente sabe citar onde, nas leis, está escrito aquilo que voce fala. Entao porque nao procura aprender mais? É de graça, os textos estao la no site da Anatel, eu te dou uma copia impressa se voce precisar!

- Voce conhece sobre a fiscalizacao? Nao conhece, porque fala um monte de coisas que nao tem nada a ver. Porque nao se dirige a Anatel para ser informado? Eles nao mordem! É "De graça". Alias, pagando o fistel, nós PAGAMOS PARA TER ISSO e eles NAO SE NEGAM EM TE INFORMAR!

- Voce é classe B ou A, mas nao sabe codigo morse? Nem radioeletricidade? Se nao sabe, como passou nas provas? Ah, passou "por baixo" né? Se passou por baixo...para que? O que lhe faz melhor radioamador que um classe C? Alias, qual é o motivo de ser radioamador classe B ou A, se todos só falam na faixinha e ninguem usa nada mais que 40 metros (fora da faixa, ainda por cima), 11 metros e 2 metros? É ter indicativo de 2 letras? Pois saiba que EU sinto VERGONHA quando eu vejo um radioamador de 2 letras que - visivelmente - passou "por baixo". Porque nós radioamadores, por nosso historico, deveriamos ser exemplos de humildade, de sabedoria, de coisas boas a transmitir ao proximo. Um radioamador é aquele que (teoricamente) procura o seu crescimento pessoal em varias direções por intermedio do radio. Essa é a sua atitude?

- Voce instrui iniciantes? Como voce instrui se nem voce mesmo tem boas praticas operacionais? De que adianta este colado de textos daqui e dali, que sao completamente imprecisos? Nao acha que eles mais confundem do que ajudam? Se há contradições dentro do PROPRIO texto, como saber o que é certo?

- Sua estaçao está dentro dos conformes da LEI? Se nao está, porque voce nao a coloca dentro dos conformes? Dá tanto trabalho assim? Vale a pena faze-lo as pressas, na hora que a fiscalizacao bate?

- Voce é RADIOAMADOR? Voce sabe o que é ser RADIOAMADOR? Qual o resultado das suas ações como RADIOAMADOR? Voce prega o que é "certo" mas por tras dos panos faz o que nao é certo apenas pra merito proprio? Voce TEM CERTEZA que seus atos sao justos perante seus colegas de radio?

- Voce tem rusgas com outros radioamadores? Se voce tem, ja tentou se cobrir com o manto da humildade e - mesmo sendo o "certo" da historia - chamou o outro pra conversar e tentaram voltar a ser amigos? Será que entre nós, radioamadores, deve se manter o odio criado por erros do passado?

- Voce acha que os seus acertos encobrem seus erros? Voce acha justo fazer coisas certas praticando o errado? Voce acha que tudo isso que voce fez ate hoje te da algum direito de ter algo a mais do radioamadorismo? Será que isso é justo?

Vamos refletir sobre isso tudo ai em cima, e pensar que podemos ser bem melhores do que realmente somos?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Companheiros/Colegas e Amigos Radioamadores!
    Li o seu post "Você é RADIOAMADOR?" e, quero dizer-lhes, que estou inteiramente de acordo. É, mesmo, para reflectir! E, com vossa licença, vou colocar um link no meu blog para que a gente, deste lado, reflicta também.
    Deixo o meu contributo para (vamos lá Amigos!) aprender/recordar o CW, aqui

    http://trgm.blogspot.com/2008/08/aprenda-morse-pela-internet.html

    Uma letra por dia, ao fim de 30 dias ...
    Um abração + 73's
    CT1BAT

    ResponderExcluir
  3. O amigo Alexandre PU1BZZ, gosta mesmo é de apontar os erros dos outros, mas os erros dele mesmo ele não vê !!!!
    Quer um exemplo ??
    hà 2 anos comprei um Delta 500 dele, paguei R$ 500,00 pelo rádio mas até hoje ele NÃO me enviou nada!!!! cadê a ética dele ???

    73
    Felipe L. S.

    ResponderExcluir