quarta-feira, 6 de agosto de 2008

MSN & ECOLINK


Caríssimos,

Sei que o assunto é polêmico, e que vai gerar muita discussão, mas deixo aqui o meu pensamento.
Quando penso em radioamadorismo, penso em transceptores e antenas, e os acessórios como phone pach, emissores digitais, etc. tudo via transceptor – antena – éter – antena – transceptor.
É claro que com a ´´modernidade`` o computador substituiu facilmente os pesados acessórios para modos digitais, como é natural, um único equipamento que faz as vezes de inúmeros outros.
Apesar de sabê-lo presente e aceitá-lo no dia a dia, não vejo o ECOLINK como radioamadorismo, pois acaba passando por vias que não são próprias do radioamador. Passa aí para o campo da informática livre – internet – e em internet existe algo que podemos dizer, bastante eficiente, com visualização de imagens, sons e texto em tempo real – O MSN ou SKYPE.
Como efeito colateral, cada vez menos nos aprofundaremos em construções de antenas e bons transceptores e cada vez mais, a profundidade será dada a velocidade de sua ligação com a internet.
Mesmo sendo bastante improvável, a internet pode falhar, mas uma boa antena bem construída, uma boa linha de condução, uma bateria e um batedor jamais falharão, pois o éter é eterno.
Também se acaba por abandonar o HF, pois as antenas são grandes e dão trabalho para montar... Construir torres...
No final, com um HT e um link na internet se fala com qualquer lugar do mundo.... e mais no final ainda vamos eliminar o HT... afinal, onde estará o radioamadorismo???
Digo ainda, as mesmas palavras do nosso colega Dalton – O radioamadorismo está em extinção... desta forma penso: é verdade... infelizmente.
O princípio transceptor – antena - éter – antena – transceptor, vagarosamente vai sendo esquecido, substituído, alterado...
Aquela dificuldade de contatos a longa distância, de forma direta, aquela emoção do contato difícil com aquela ilha que só fica sobre as águas durante 21 dias no ano... vai virar somente... sacrifício demais...
Podem me chamar de antiquado, mas digo com certeza: sei que o ECOLINK está presente, tenho que aceitá-lo, veio para ficar... mas não gosto...

73/51

PU1CCC

5 comentários:

  1. Parabens pelo excelente post, Volmar. Finalmente alguem aqui compartilha da minha visao.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente post, Volmar. Nada como ler um comentário contrário à sua idéia, bem fundamentada e com bom senso. Isso faz a gente refletir. Mudar de posição até. Outro post assim eu balanço de vez quanto à minha opinião. Mas cá entre nós... o camarada que deixar de investir em antenas, tranceptores e torres para se dedicar ao Echolink já deixou de ser radioamador há tempos.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo comentario e aqui em casa somos todos contra o echolink no lixão. Estou ficando no 146440 ou 147430 durante o dia e a noite estou ficando no uhf e PX.

    Se quisesse falar pela internet usaria o MSN.

    ResponderExcluir
  4. Acho o debate em torno do Echolink muito bom, adoro o radioamadorismo, porém não sou apaixonado pelo CW, e aí. Gosto muito da Internet, mas não gosto de bater papo no MSN (acho uma comunicação fria). Adoro conversar com radioamador, mesmo que pela internet(echolink)que é imensamente diferente do MSN (comunidade aberta e sem controle). Echolink(comunidade só de radioamadres). Já estava esqucendo, detesto rodada tanto no echolink como radioamadorismo.

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo comentario poi eu acho que radioamadorismo e feito com transceptor nao com internet

    ResponderExcluir