sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Echolink em 146600 MHz

Informamos a todos os radioamadores que o link PU1BRA-L, ligada à Conferência RENER-ES do Echolink se encontra na frequência de 146600 MHz.

Vale salientar que estávamos em fase de testes e depois de sabatinado em 146500 Mhz (QAP Habitual da Grande Vitória) demonstrou seus limites e suas possibilidades. Esta alteração também se dá ao fato de mantermos a harmonia entre os costumes dos radioamadores locais. Destacamos que, para o bom uso do sistema, é necessário um espaço de câmbio de três segundos por conta do delay do tráfego de dados pela internet.

Vale lembrar que esta conferência foi construída no sentido de possibilitar uma maior facilidade ao tráfego de informações para nosso Estado, podendo ainda auxiliar numa eventual situação de emergência ou pane de comunicações. Esperamos que façam bom proveito do sistema que é para todos sem distinção.

3 comentários:

  1. Legal, e como fica banda de guarda de 20kHz para uma possível repetidora que esteja em 146.610?

    É preciso ter atenção onde se coloca as coisas no ar, principalmente sendo radioamador licenciado.

    ResponderExcluir
  2. Caro Luciano, se você pegar o anexo à resolução 452/2006, encontrará:

    "Art. 13. As estações repetidoras do Serviço de Radioamador somente poderão operar nas
    radiofreqüências listadas no Anexo C.
    Parágrafo único. A fim de minimizar o potencial de interferências, na consignação do par de
    radiofreqüências deverão ser observadas as radiofreqüências já utilizadas por estações repetidoras
    operando de forma regular e evitado o uso dos pares adjacentes ao ocupado por estações repetidoras
    instaladas nas proximidades."

    De fato não trata sobre a possível alocação de uma 146610 e o nosso link em 146600, mas sobre pares de repetidora... neste caso apenas a 146630. Não temos nem a primeira e nem esta aqui na região.

    Mas devemos lembrar que a faixa de fonia, a qual é destinada o nosso link vai até 146600 inclusive. E como o link se "estabeleceu" primeiro, é de bom alvitre que se alguém quiser colocar uma repetidora por aqui busque a vaga em 146630.

    Bom, como você também é radioamador licenciado deve conhecer a Portaria do Ministério da Integração Nacional n° 447, de 28 de junho de 2002. Lá se estabelecem a norma de Ativação e Execução da RENER, lembra? Você pode verificar que 146600 é uma frequencia padrão de chamada de início de Emergência e determinada por unanimidade pela RENER-ES, logo em seu primeiro encontro de estudos.

    Mas como você não é daqui, é de São Paulo, e deve ter acessado este link despretenciosamente eu vou ficando por aqui...

    ResponderExcluir