sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Diálogo: A Finalidade do Radioamadorismo

As últimas três semanas foram de verdadeiro bombardeio verbal nas frequências e pela Internet. E isso fica um clima ruim. Pega mal, enjôa e o pior: cria uma platéia inerte aos fatos, pois não opinam e nem apartem. Parecem esperar para ver o circo pegar fogo. Somos palhaços?

Não que o debate de idéias não seja interessante. Longe disso! O debate é importante para o nosso aprendizado, já que somos seres humanos, e portanto imperfeitos e inacabados. É através do debate que confrontamos nossas idéias com o novo, com o diferente e com o antagônico. E a partir daí, podemos aprimorar nosso conhecimento coletivamente construído.

Mas o que ocorreu por aqui foram colocações indevidas e impensadas. Pois não levavam em consideração a construção do presente, o caminho que percorremos até aqui. E o por quê das coisas.

Somos frutos do ambiente em que vivemos. E se chegamos onde estamos, parabéns a todos. Somos todos vencedores. Usamos todos os nossos limites e possibilidades para construir o presente. E são estas diferenças que precisamos respeitar.

Quando fazemos parte de um grupo (como o de radioamadores), temos que levar em consideração estas diferenças. Afinal, buscamos a união de um grupo que nada contra a corrente. O radioamadorismo está em diminuição horizontal, isto é, estamos perdendo número de radioamadores. Então devemos mais seguir os ensinamentos de Saint-Exupéry d´ O Pequeno Príncipe (o já batido) “Tu és responsável por aquilo que cativas”.

Afinal todos gostamos de rádio. Cada um ao seu jeito. Uns gostam mais de DX, outros de bate papo local, outros de pingue-pong. Echolink. CW. Tem gente que se regozija em apenas ouvir. Cada um tem seu modo.

Tem gente que tem computador, tem gente que não tem. Tem gente que é palitador, tem gente que não é. Tem gente que é aventureira, tem gente comedida. Tem gente que fala inglês, outros castelhano. Outros só português, outros nem isso. Uns são professores, outros médicos, vigias advogados, carreteiros, portuários, vendedores, operadores de trator, aposentados... E agora, José? Aqui no radioamadorismo estamos no mesmo patamar: radioamadores.

O que não podemos é usar de soberba, empáfia, tomar uma postura extrema ao ponto de ferir a boa conduta que o radioamadorismo tanto clama e se espelha. Tampouco devemos apenas deixar a água rolar, ou se omitir, tirar seu time de campo. Precisamos de posturas mais nobres e menos infantis.

Temos que ser mais mediadores. Usar de bom-senso. Discernir o que será melhor para todos: Construir coletivamente um grupo tem como premissa estarmos no mesmo barco. Aqui não há espaço para posições mais elevadas. Estamos todos no porão. Temos muito a construir para sairmos da condição em que se encontra o radioamadorismo capixaba.

Saber falar e saber ouvir. Saber dialogar de fato!

3 comentários:

  1. Belas palavras, mas nao justificam o fato: Nem todos os radioamadores queriam (e sequer aprovaram) o echolink em 146500. Um monte de gente foi pra 146440 por causa disso. Por causa de uma decisao unilateral em algo que é publico, houve cisao, houve discussao, houve confusao. Quer cortar o mal, faça-o pela raiz: Que nao sejam tomadas atitudes particulares "em nome do radioamadorismo". A historia do echolink começou errada, NINGUEM tem o direito de chegar em um QAP publico e fazer algo como foi feito. Nao existe o "melhor pra todos" e sim "o que todos concordam" em um espaço que é publico. Tomar decisoes em nome da coletividade, de forma unilateral é Orwelliano demais pra algo livre como o radioamadorismo. Imagina se um coloca uma repetidora apontando pra 146500, outro coloca o echolink, outro coloca packet, outro um beacon, tudo "em prol do radioamadorismo". Vira bagunça. E muita gente reclamou e dialogou. Mas demoraram pra ouvir. Que essa resposta nao gere confusao, mas gere reflexao sobre nossos erros!

    ResponderExcluir
  2. Como o companheiro disse acima: "belas palavras". Eu também concordo lindas palavras com um conteúdo concatenado com a boa pratica do radioamadorismo, e, acima de tudo, o companheiro prega o entedendimento; o companheirismo e conclama a todos na busca de radioamadorismo com qualidade. Quanto ao Link PU1 BRA em 146.500, como foi dito na freqüência era para divulgar a Conferencia RENER/ES e de forma provisória. Concluindo gosto do Echolink (só não suporto as rodadas lá) até gostaria que no futuro a IARU e outras entidades ligadas ao radioamadorismo, incluísse o echolink como parte integrante radioamadorismo. Parabéns Renan!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, somente tomamos conhecimento de alguém que não estava gostando do Echolink em 146500 quando você mesmo reportou isso na frequencia e na internet. Isto é um mérito seu. Apesar de não concordar com a forma como expressa suas idéias. Não foi uma decisão unilateral colocar o link em 146500. Eu, o Renan e o Candeias organizamos isso e divulgamos a todos, afinal como você bem falou a frequencia é pública: é de todos. Todos tem o direito de se manifestar contrariamente. Decisão unilateral é simplesmente sair da frequencia sem expôr sua opinião. Ninguém chegou prá gente e pediu prá tirar de lá. E então? Fizemos até uma enquete que estava de 16 a favor e 5 contra e a mesma foi burlada! E estes 16 que gostaram e votaram para que o link permanecesse lá? Estes sim foram calados. Não é porque um reclamou que tiramos. Tiramos para manter o bom nível. Quanto a colocar packet, beacon, repetidora e echolink a anatel já determinou as regras e as seguimos à risca. Avalie melhor suas colocações pois da forma como são colocadas geram uma interpretação equivocada da realidade. E os muitos que gostaram da idéia, como ficam nessa situação?

    ResponderExcluir