sábado, 30 de agosto de 2008

BPL/PLC sob Consulta Pública na ANATEL

Caros Amigos,

Está sob consulta pública o famigerado BPL (Broad Band over Power Lines) /PLC (Power Line Communication). Digo famigerado porque em todo o mundo os radioamadores protestaram e se colocaram contrários à implantação deste sistema. Destaque para a ARRL, que teve que ir à corte suprema contra o sistema: e ganharam.

Não é para menos! O tal BPL/PLC utiliza as linhas de energia elétrica como "cabos" para o tráfego de dados. Em blocos de frequências entre de 1,705 MHz a 50 MHz. A uma velocidade de até 200 MBps! Espantoso! O problema é que esqueceram de mostrar para a sociedade que ao trafegar na rede elétrica estes impulsos geram espúrios fortes e inconsequentes ao éter em cima de quais faixas? Tentem imaginar?

Este é um vídeo que mostra bem o estrago causado pelo BPL/PLC:



Aí o radioamador dirá: Tá tudo acabado! Apesar da ANATEL emitir parecer sobre o tal BPL/PLC enfatizando os problemas relacionados a espúrios que o sistema causaria, não teve peito de barrar o Lobby a favor. Sabem como é: Multinacionais... País Emergente... O Governo nem se posiciona a respeito, deixa rolar. A ANATEL faz como Pilatos: lava as mãos e coloca sob consulta pública o tal sistema. E agora? Jesus ou Barrabás?

Caberá a quem nos defender? A LABRE? A IARU? Os Clubes de Radioamadores? Entendo que eles cumpririam um papel importante no tocante à nossa representatividade. Podem emitir pareceres técnicos mais apurados. Mas nós radioamadores temos que dar peso a isso: mostrando a nossa insatisfação, nos colocando contrários ao sistema. Porque não, abaixo-assinados, contatos com deputados em Brasília, manifestações. Afinal é o HF e o início do VHF que estamos perdendo!

Mobilize o grupo do qual é integrante. Discuta sobre o assunto. Exponha seu pensamento e sua indignação. A mídia está repleta de propaganda pró-BPL/PLC. Ajude o seu próprio Hobbye!

O link para a Consulta Pública é:

http://sistemas.anatel.gov.br/SACP/Contribuicoes/TextoConsulta.asp?CodProcesso=C1199&Tipo=1&Opcao=andamento#

Contribua em favor daqueles que iniciaram, despretenciosamente, quase tudo em termos de Rádio Frequência: os Radioamadores!

Renan de Almeida - PU1ARE
Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo
Grupo Expedicionários Capixabas em Rádio Emissão
Pró-LABRE-ES

Um comentário:

  1. Esse é meu afilhado, o orgulho do padrinho. Valeu Renan, posicionamento correto na defesa do nosso radioamadorismo. Infelizmente a Anatel(Governo Brasileiro)está mas uma vêz curvando-se aos interesses extrangeiros,e virando as costas pro povo brasileiro.

    Parabens Renan

    ResponderExcluir