SOBECEM - Um portal de informações sobre o radioamadorismo capixaba, eventos, brincadeiras e artigos técnicos em geral. Contribua remetendo seu informe ou texto para sobecem.blogspot@gmail.com 146,500 MHz! A frequência mais utilizada no ponto a ponto no Espírito Santo.
sábado, 29 de setembro de 2007
domingo, 23 de setembro de 2007
Radioamadorismo resiste à Modernidade
E foi este desempenho que lhe garantiu o primeiro lugar mundial e brasileiro em uma das quatro categorias do Jarts de 2003, do qual participaram cerca de 30 mil pessoas e cujo resultado saiu este mês. Embora o concurso seja de uma modalidade que usa o computador como ferramenta, Márcio explica a demora da divulgação dos vencedores. Ela é devida à conferência dos dados enviados por cada competidor: ao final do concurso, os organizadores recebem os logs - os registros que o programa faz das ações por ele realizadas, com informações como data, hora e o destinatário do contato.
Além do Jarts, ano passado Márcio participou de outros concursos onde também obteve os primeiros lugares no Brasil e no mundo. Embora admita que esses resultados lhe trazem satisfação e lhe dêem credibilidade entre os radioamadores, ele frisa que este hobby não tem apenas os concursos como atrativos.
O radioamador garante que há outros motivos que lhe fazem passar cerca de duas horas diárias diante dos aparelhos. ‘‘O radioamadorismo é um hobby científico, um caminho que me leva a adquirir aptidão pessoal na fascinante arte da electrónica como também uma oportunidade de me comunicar com outros colegas radioamadores no mundo todo, sem esquecer das competições nem do atendimento à comunidade’’, diz Márcio.
Quando fala de conhecimentos, Márcio refere-se às noções de física, eletrônica e geografia que um operador de rádios transceptores (que recebem e emitem mensagens) deve ter. Já sobre os contatos com outros radioamadores, ele mostra a coleção de 30 mil cartões QSL de mais de 200 países e ilhas (que também são consideradas países no radioamadorismo) diferentes - os cartões QSL são trocados a cada novo contato, para comprová-lo, e contêm informações como o indicativo (identificação através de números e letras que mostra o país de origem) do radioamador, seu nome, sua cidade e a data e horário do contato.
Márcio esclarece que a atividade é sem fins lucrativos mas os gastos podem ser altos. Assim como os equipamentos, a confecção e o envio de cartões QSL também são bancados pelo radioamador.
CIDADANIA: Falando sobre o atendimento à comunidade, Márcio explica que os radioamadores freqüentemente estão envolvidos em ajuda à comunicação em casos como de tragédias, inundações. Eles agem fazendo contato com autoridades e pessoas isoladas, muitas vezes apoiando a Defesa Civil Local - o que é possível porque, embora não sejam permitidas interferências sem motivos de urgência, os aparelhos usados no radioamadorismo podem alcançar freqüências de entidades como polícia e bombeiros e até mesmo aviões em pleno vôo.
Márcio conta que, depois do atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova York (EUA), no qual um radioamador participou dos primeiros contatos entre os bombeiros e outras instituições envolvidas na ajuda às vítimas, foram criadas redes nacionais de emergências, para atuarem quando os meios convencionais de comunicação não funcionam. Para Márcio, o que possibilita esse relacionamento é a ética, que, segundo ele, é um dos pontos mais fortes entre os radioamadores.
Referência Bibliográfica
INTERNET, Radioamadorismo resiste à modernidade in http://www.radioamador.org.br/artigos/t-215.htm, capturado em 23 de setembro de 2007.
sábado, 22 de setembro de 2007
HLB no "batente".
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Fala...
domingo, 16 de setembro de 2007
Para Refletir: Mês da Independência
Avizinhados que somos do sentimento pátrio, quando comemoramos a independência do Brasil enquanto libertos da Colônia Portuguesa, muitos de nossos pares radioamadores e entidades, ditas representativas comemoram democraticamente por meio de concursos e contestes a data máxima do sete de setembro.
No entanto, sabe-se lá o motivo, a sociedade em geral ainda comemora estes eventos de uma forma bitoladamente militaresca, aos moldes dos anos de chumbo e da guerra fria, onde a obrigatoriedade dos desfiles militares atinge a mocidade, obrigando os jovens das escolas públicas a fazerem parte desta encenação que no ensejo de comemorar a liberdade obriga fazer número, para que o mundo veja que (mesmo obrigados) fazemos parte do coro militar e seu armamento, dito ferramentas de paz.
Seguem assim, este modelo outros segmentos da sociedade em geral. Talvez como seqüela profunda, de um ferimento pouco cicatrizado; ainda tenhamos de conviver com a sombra fantasmagórica do autoritarismo inutilitário de um sem fim de autarquias e entidades.
Sabe-se certamente que os 30 anos de ditadura, trouxeram ao Brasil 30 anos de atraso social, político e tecnológico. E em sendo nós radioamadores (teoricamente) senhores da tecnologia, exilamo-nos agrilhoados aos preceitos que trucidaram a nação durante este longo e tenebroso período de trevas.
Leiam o texto abaixo e tirem suas próprias conclusões: |
A Nação foi acudida por suas gloriosas forças Armadas, chamadas no momento em que a família brasileira pedia socorro para a asfixia de que estava ameaçada pela organização ideológica espúria que já nos estava avassalando. |
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
A Antena Moxon


A versão atualmente mais utilizada da Moxon foi desenvolvida por L. Cebik, que manteve o nome Moxon respeitando, e reconhecendo, o trabalho original de Les Moxon.
Referência Bibliográfica
INTERNET, A antena Moxon para 40 metros, http://www.pxpyclube.com.br/tech/moxon.htm, capturado em 12 de setembro de 2007.
PP1 CZ Léo
Parabéns a PP1CZ - Léo!


Sua conquista foi o 2º lugar do Brasil na modalidade SSB, sendo o 9º lugar da América do Sul e primeiríssimo do Brasil na modalidade CW.
Nossos parabéns.
terça-feira, 11 de setembro de 2007
O pioneiro das Telecomunicações - Um Brasileiro
Apresentado publicamente em 1894, o transmissor de ondas criado pelo padre cobria a distância de oito quilômetros, mais do que o dobro da distância alcançada pelo invento de Marconi, e trazia em seu sistema duas novidades: o microfone eletro-mecânico e o auto-falante-telegráfico, que não constavam do sistema italiano.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Confecção de Antena Moxon
Estava à procura de medidas para um antena vhf portátil, quando me deparei com esse novo conceito de antenas. Trata-se de uma Yagi de dois elementos com as pontas curvadas que pelo que indica possui todas as características descritas acima.
Tem até um programinha que ajuda na confecção da antena, com medidas precisas e simples.Alguém se habilita a construir uma dessas para VHF comigo? Os autores alegam que essa antena pode ser usada em qualquer banda... desde os 160 metros (claro que com o tamanho proporcional).
O programinha pode ser baixado em: http://www.moxonantennaproject.com/MoxGen.exe
Abaixo segue uma imagem com a tela do programa com as medidas da antena para 14 mhz. Grande abraço a todos... Estou querendo montar uma, quem me ajuda?

Werther - PU1BRA
domingo, 9 de setembro de 2007
Yes... Nós usamos máquinas potentes...
sábado, 8 de setembro de 2007
Escalador de torre de antenas.
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Convite para o Programa Galera na TV
1) O radioamador tem como uma de suas funções a ação social, a internet individualiza a relação social com a comunidade.
2) Depois que a internet se popularizou houve um declinio do radioamador?
3) De que forma a internet colabora/atrapalha o radioamador?
Aguardamos comentários e sugestões para o entrevistado.
146970 - A Repetidora da Grande Vitória
Agora só faltam detalhes para que a repetidora entre no ar!
Em tempo gostaríamos de agradecer o empenho de todos os radioamadores que contribuíram para que este fato se tornasse real. Parabéns a todos vocês!
Alunos atenciosos.
Conta Repetidora Aritôa.

15/08/07, depósito TEF 01269992 de PP1 HT Dalton, valor: R$....................30,00