quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dispositivo de enrolar bobinas

    Fazendo   uma   pesquisa na internet sobre enrolamento de bobinas indutora para menimizar o alto ruído que sofro pelas interferência alta em HF, encontrei essa engenhoca força bruta. Alguém sabe decifrar o equipamento?











Veja a recomendação do autor:
Ha mais de quatro anos eu desenvolvi este negócio e uso bastante, fiquei devendo a divulgação das fotos aos amigos daqui. Vejo que este assunto é recorrente e sempre tem gente querendo uma solução simples e barata para fazer seus indutores. 
O negócio é Jurássico mesmo, mas funciona e o controle é totalmente manual, o dispositivo apenas ajuda a aplicar uma força bem grande ( com a ajuda de uma luva de couro de raspa, estas de peão de obra, cano longo ).
Coloco o dispositivo em cima da mesa e calço a luva na mão direita, a mesma que vai tesar e guiar o fio que passa do carretel grande para a bobina, esta presa na ponta do do eixo da serra ( peça vermelha ). Com a mão esquerda aciono a alavanca adaptada na outra ponta do eixo de serra. 
Com uma simples enrolada do fio na luva de couro, o atrito é tão grande que o fio de cobre entra muito arrochado no carretel. 
Na segunda foto tem algumas bobinas enroladas por este método.
Fonte:http://www.htforum.com/vb/showthread.php/111580-Dispositivo-de-enrolar-bobinas
Obs.:Pena que o autor não divulga patente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário