domingo, 19 de junho de 2011

GECRE x AIS

Desde o dia 18/06/11 está no ar o sistema AIS para a região do Espírito Santo (uma parceira do GECRE e o Marinetraffic.com).
O sistema AIS (Automatic Identification System) funciona da seguinte maneira: Embarcações mantém transmissores ligados à GPS que enviam em torno de 10 sinais por minuto às demais embarcações e estações costeiras suas posições, além de destino, ETA, velocidade e outras informações (praticamente em tempo real). Esse sistema foi originalmente projetado para evitar colisões entre embarcações (similar aos Transponders em aeronaves).
Atualmente existem estações costeiras espalhadas em todo o globo que recebem as coordenadas (nas frequências de 161.975 MHz and 162.025 MHz) e enviam para servidores na internet. No Brasil existem atualmente sete estações costeiras receptoras de sinais, nos estados do Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Para completar a cobertura da costa brasileira, desde ontem está no ar a estação PU1BRA/GECRE, monitorando plataformas de petróleo e demais embarcações desde a bacia de campos até no norte do Estado do Espírito Santo.
A estação consiste de um receptor ELGR-161/162 (cedido gratuitamente pelo marinetraffic.com, enviado da Ucrânia ) ligado à internet diretamente em um roteador e uma antena direcional de 7 elementos apontada para 180º (fotos abaio).
Nos links abaixo estão as informações em tempo real das embarcações na baicia de campos e região do Porto de Vitória (captadas pelo sistema) bem como a área de cobertura da estação e dados estatísticos.
Para nós radioamadores, esse sistema é de extrama importância para estudos de propagação.
Estatísticas da estação PU1BRA/Gecre: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/stationdetails.aspx?station_id=808
Mapa de cobertura da estação: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx?oldmmsi=808
Movimentação de navios captados: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx?level0=100
Detalhes do sistema AIS da marinetraffic.com: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/faq.aspx?level1=160#3
Wikipedia sobre o sistema: http://en.wikipedia.org/wiki/Automatic_Identification_System
Att,
Werther Krohling
PU1BRA – GG99up
ARRL Member: #3000066634
EPC Member (European Phase Shift Keying Club): #14784
Club: www.gecre.org
Twitter: @werther_k

Nenhum comentário:

Postar um comentário